terça-feira, 21 de julho de 2009

A crise leva a mudanças?

A crise leva a mudanças

Existe uma história bem popular entre os empresários conhecida como plataforma em chamas. A premissa é que as pessoas que trabalham em plataformas de petróleo em alto-mar são treinadas para nunca pularem de plataformas elevadas, pois as águas em alto-mar são extremamente geladas e cheias de tubarões. Ou seja, se pular morrerão congeladas ou comidas pelos tubarões. O treinamento é muito eficaz, mas se a plataforma pega fogo e ameaça explodir? As pessoas irão arriscar pular para salvar as suas vidas.

Esta história tentar mostrar que quando há uma crise, uma plataforma em chamas, as pessoas mudarão a forma de pensar e agir. Contudo, esta metáfora não remete a uma situação limite, em que existe uma opção de mudança e sobrevivência, mas sim a falta de opção. Fique na plataforma e será queimado vivo, pule e morrerá congelado ou virará comida de tubarão. Não adianta escolher, pois estará condenado de qualquer forma!

Queimar na plataforma ou virar comida de tubarões? Às vezes as empresas se colocam em alguma plataforma em chamas, se limitando a pensar que estão diante de situações impossíveis de resolver. Mesmo quando se pensa que a situação é desesperadora sempre há um novo caminho e uma nova saída. Às vezes não se enxerga essas novas alternativas porque está fora dos seus modelos conceituais, ou simplesmente porque estão desmoralizados pelos fracassos anteriores.

O que esperam das empresas com esta crise?
Que enxerguem novos caminhos mesmos em situações impossíveis de resolver, pois sempre há um caminho e uma nova saída. A crise os coloca em uma situação limite necessitando de uma resposta rápida, não podendo ser adiada sob pena de abalar a sua confiança em encontrar a saída.

Tentei começar a edição do meu blog com este tema para alertar que a saída para a crise é mobilizar todo os setores da empresa para mudar a corporação, onde se deve criar uma relação estreita com a área de negócios.

Um passo importante é investir na área de TI (Tecnologia da Informação) para alinhá-la com a estratégia de negócio. Contudo, o que vemos é a redução dos investimentos, além de diminuição do salário, carga horária e até demissões.

Numa situação de crise é muito difícil convencer alguém em investir, principalmente em TI. Segundo. Rodrigo Cavalcante (http://gestaoecarreiraemti.blogspot.com/2009/01/em-tempos-de-crise-investir-em-ti.html), muitos gestores pensam pela fórmula simplista Lucro = Receita - Despesas, e para manterem o Lucro em índices aceitáveis mexem essencialmente na variável despesa, o que não é de todo errado mexer no custo, mas apenas nele é temerário. Mas, ações como esta podem resolver o problema no curto prazo, a médio e longo prazo a geração de valor agregado para a empresa fica comprometida.

Para a empresa investir é saber quando terá o retorno no valor investido ou quanto de valor será agregado ao patrimônio. Num momento de crise, com a retração dos investimentos, os gestores terão que investir certo para que os projetos escolhidos possam trazer um diferencial competitivo para a empresa. Para Rodrigo Cavalcante, a escolha certa requer ao preenchimento de algumas perguntas que sejam convincentes e que demonstre que o projeto trará um diferencial competitivo:

1 - Como está seu histórico de sucesso em outros projetos na organização?
2 - Como anda a confiança da diretoria nos atuais serviços?
3 - A TI está alinhada com os objetivos estratégicos da organização?
4 - Seus indicadores de avaliação expressam resultados financeiros para a organização?
5 - A diretoria enxerga a TI como ferramenta estratégica de crescimento?

Se a resposta for positiva o gestor está no caminho certo para convencer a diretoria a aceitar o melhoramento da TI. Caso contrário, a organização precisa ser modernizada para que a TI seja modernizada. Esta situação remete a metáfora da plataforma em chamas, não existe outro caminho! A TI não está ai para ser uma “gambiarra”. Modernizar a gestão, encontrar os pontos falhos, mudar a corporação e mobilizar todas as equipes em busca de resultados são ações que ajudarão a encontrar novas alternativas para sair desta crise. MUDE OU MORRA!

Um comentário:

  1. Um exemplo de que investir para melhorar a gestão usando ferramentas estratégia para trazer um diferencial competitivo é a empresa GOL. A empresa adotou uma política preventiva na área de segurança da informação para coibir fraudes em suas páginas na web. A parceria com a BSA Brasil, fornecedora de outsourcing, tem como objetivo evitar perdas financeiras provocadas pela ação dos hackers para manter a integridade das transações via web realizada pelos seus clientes. O link de acesso a matéria na integra está no endereço: http://www.docmanagement.com.br/portal/noticia.asp?cod=1924
    Abraços

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