Um ano depois da quebra do Lehman Brothers, que marcou o ínicio da crise financeira global, o mundo começa a ensaiar a retomada do crescimento da economia. Claro, cada país retoma o crescimento a níveis diferentes. Mas é consenso que a América Latina, especialmente o Brasil, está um pouco melhor. Este assunto esteve em pauta na XIV Conferência Anual do Gartner sobre o futuro do TI.
Na conferência, executivos falam sobre lições aprendidas e sobre a situação econômica. Na entrevista, Donald Feinber cita que houve uma diminuição nos investimento em TI. Contudo, na América Latina, há uma aumento nos investimentos. Outra executiva que este presente foi Ellen Kitzis. Ela cita que o Brasil está se saindo muito bem no que tange a retomada do crescimento econômico. Além disso, ela frisa que as industrias de bem de consumo são as que estão ganhando fôlego para a retomada. Ela cita que é neste momento com a retomada da economia que a TI deveria se preparar e não esperar o retorno da economia.
Para ela, com a crise, as empresas começaram a gerenciar melhor os riscos. Aprenderam que os investimentos não devem ser colocados em ações de uma única empresa, mas sim diversificar o seu portifólio. No caso da TI, ela deve estar inserida no negócio. Ela deve estar a par dos riscos e estar pronta para gerenciar tudo isso.
Em uma pesquisa feitas com 900 CIOs para medir a percepção sobre a retomada da economia. O resultado foi o seguinte:
- 38% acreditam que a economia retornará a crescer em 18 meses a contar do mês de setembro de 2009;
- 32% acreditam que a economia retornará a crescer em 12 meses a contar do mês de setembro de 2009;
- 17% acreditam que a economia retornará a crescer em 24 meses a contar do mês de setembro de 2009;
- 7% acreditam que a economia retornará a crescer em 36 meses a contar do mês de setembro de 2009;
- 6% acreditam na retomada em 6 meses.
O presidente da CA Laércio Albuquerque, que passou pela conferência também fez a sua avaliação sobre a situação do Brasil na turbulência da crise econômica. Ele afirmou que os projetos para o setor financeiro deixa o Brasil em uma situação muito mais forte comparando com o resto do mundo. Para ele, quando se fala em redução de custo e redução de pessoas. A TI no Brasil está mais preocupada em diminuir o desperdício e não em reduzir o custo. Acompanhe na íntegra o vídeo da conferência.
HostGator vs. Hostinger em 2025: Qual é a Melhor Hospedagem de Sites?
-
HostGator ou Hostinger? Veja a comparação 2025 com preços, desempenho,
suporte e recursos para escolher a melhor hospedagem de sites. Escolher uma
boa hosp...
Há uma semana
Nenhum comentário:
Postar um comentário