terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como buscar oportunidades

por HSM Online

Ao tentar se recolocar no mercado de trabalho, existem algumas práticas que contribuem. Quando um profissional decide procurar por novas oportunidades profissionais, além do currículo, que é o cartão de visita, o networking e a entrevista são as principais ferramentas dessa etapa. Principalmente, se o profissional passou um longo período em uma mesma empresa. O início do processo de busca de oportunidades de carreira requer dedicação e planejamento.

Segundo a empresa especializada em Recursos Humanos, a Career Center, algumas atitudes são capazes de ajudar a se destacar no mercado.

- Currículo: inserir os resultados alcançados apresenta o quanto você pode trazer da sua experiência para a empresa e pode proporcionar uma preferência do recrutador entre os concorrentes. Além de falar dos cargos exercidos, das atividades realizadas e do período em que trabalhou nas empresas, é importante mostrar quais vantagens o profissional trouxe no período em que exerceu a função.

- Networking: agora é a hora de procurar por todos os cartões de visitas que recebeu até hoje. Separe pelo menos 60 nomes, avalie cada um e prepare-se para restabelecer contato. Atualmente, manter uma rede de networking é questão de sobrevivência e aprendizagem, pois networking é uma forma de troca de conhecimentos. Cerca de 57% de seus clientes são recolocados no mercado por meio de networking. Em uma reunião com esses contatos, trocam-se ideias, conselhos, informações sobre setores de trabalho e competências.

- Planejamento financeiro: é importante se programar para não passar ‘aperto’ durante o período de busca de trabalho. Portanto, fazer um planejamento adequado é essencial para não ter maiores problemas durante o processo de reinserção no mercado.

- Antes da entrevista: descubra tudo o que puder a respeito da empresa, pois você poderá ser questionado: “O que sabe sobre a nossa empresa?”. Informações básicas como atualidades sobre o mercado em que a empresa está inserida, sua origem, número de funcionários, localização, principais produtos e concorrentes darão suporte na hora da entrevista. Cuidar da apresentação pessoal, da empatia a ser criada e não chegar atrasado são fatores fundamentais a serem priorizados.

- Durante a entrevista: não existe fórmula para enfrentar uma entrevista, porém há um conjunto de fatores compatíveis com seus objetivos e o da empresa, que pode levar ao sucesso em uma entrevista. A entrevista de trabalho muitas vezes causa temor, mas ela deve ser encarada como um momento de apresentação das suas competências e habilidades, ou seja, uma oportunidade de exposição. Algumas dicas podem ajudar nesse processo, como responder somente o que for perguntado e evitar respostas prontas e decoradas; apresentar o perfil pessoal e de carreira destacando os pontos fortes e fracos; e falar do motivo de desligamento da empresa, quando houver, de forma clara e objetiva.

- Salário: a dica é comentar sobre salário somente ao final da entrevista. É importante primeiramente saber sobre e cargo disponível, se necessário comente seu último salário e benefícios, quando questionado, e sempre esteja aberto para negociação. Outra dica é conhecer os benefícios da empresa antes de falar sua faixa salarial.

Para finalizar, a empresa recomenda que além dessas dicas é essencial ter planejamento de carreira e sempre demonstrar interesse e entusiasmo pelo que faz.

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