quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Especial carreira: dicas que valem contratação

por Tagil Oliveira Ramos

Aperfeiçoe seu inglês. Este conselho serve para todos os níveis profissionais que trabalham em TI ou telecom: "Quanto mais você estiver fluente neste idioma, mais chances terá de conquistar um emprego melhor", diz Ana Paula Mendes Oliveira, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier (ex-Manager).

Fora essa recomendação geral, todas as outras dicas dependem diretamente do nível do candidato. Para ajudar os profissionais nesta empreitada, IT Web convidou Ana Paula a dar conselhos. Confira.

Níveis júnior e trainne
Defina o quanto antes a sua área de atuação e concentre sua formação nela. É muito comum os novos entrarem na área de suporte, por exemplo. Mas quem tiver talento ou preferência por programação deve buscar fazer cursos e pleitear cargos nesta direção.

Profissionais pleno ou sênior
Se o que você gosta de colocar a mão na massa e vai para o lado operacional, mantenha-se atualizado com as últimas tecnologias que estão sendo usadas pelo mercado. E atente-se: se quiser dar um salto na carreira, nem sempre mais especializações vão te levar lá. Neste caso, a ascensão vai no sentido da liderança. Esforce-se para se envolver em projetos multidisciplinares envolvendo várias áreas. Um curso de liderança não está fora de cogitação e pode abrir portas, mas é preciso ser muito discreto para não atrair atenções indevidas.

Supervisores, coordenadores e gerentes
O interessante para este nível de profissionais é buscar competências comportamentais. Procure gerenciar equipes maiores e com mais diversidade. Transforme-se num líder imprescindível. Seja mais assertivo e busque realmente comandar suas equipes, de uma maneira produtiva e dinâmica. Um curso de liderança pode suprir falhas na formação.

Buscando oportunidades

Mapear suas qualidades e pontos fracos faz parte da maturidade. Esta ação pode ajudar a ganhar batalhas. O famoso general chinês Sun Tzu recomendava cerca de 2,5 mil anos atrás: "concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças". O conselho continua válido.

Veja abaixo, cinco dicas elaboradas pela agência Talengy, especializa em TI e telecom, especialmente para o IT Web.

Sem máscaras: você e o mercado

1. Faça uma análise Swot da sua trajetória profissional. Este tipo de avaliação é muito usada para desenhar o cenário e a atuação de uma corporação. Mas nada impede que seja aplicada à sua carreira. O termo Swot vem inglês. É acrônimo de strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).

2. Identifique as empresas potenciais de acordo com seu perfil, valores e segmento de atuação. Liste fornecedores de tecnologia e hardware, empresas de software, consultorias, empresas de telecom, parceiros, integradores e indústrias.

3. Analise se seu perfil tem aderência a essas empresas. Dê uma resposta elaborada para a pergunta: sua experiência pode agregar aos negócios daquelas empresas?

4. Se a resposta for sim, é hora de entrar nos sites de carreira das empresas selecionadas ou nas principais consultorias de recrutamento e seleção para buscar oportunidades em aberto.

5. Lembre-se de que é importante manter o currículo atualizado em português e também uma versão em inglês (para eventuais contatos com empresas internacionais).

Fonte: Talengy

Nenhum comentário:

Postar um comentário